sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CRISE NA EUROPA CHARGE


PROBLEMAS AMBIENTAIS 2


CONFLITOS

  • conflito na Irlanda do Norte foi um conflito de grande violência pelo estatuto político da Irlanda do Norte, tratava-se, em primeiro lugar, da população protestante (maioria), em favor de preservar os laços com a Grã-Bretanha, e do outro lado a população católica (minoria), em favor da independência ou a integração da província com a República da Irlanda, ao sul do país predominantemente católico. Ambas as partes recorreram às armas, e a província mergulhou em uma espiral de violência que durou desde o final da década de 1960  

  • Conflito basco é um conflito territorial e étnico surgido no final do século XV e início do XVI com a unificação da Espanha em um só reino e a anexação da porção sul da região à Espanha e da porção norte da região à França.


O povo basco teria ocupado a região da Península Ibérica por volta de 2000 a.C. tendo resistido durante séculos a invasões e à dominação por outros reinos, inclusive os romanos. Sua cultura resistiu ao tempo e às conquistas, se tornando, a língua basca, a língua mais antiga falada atualmente na Europa, mesmo tendo surgido como língua escrita apenas no século XVI o que, apenas contribuiu para fortalecer o es
pírito nacionalista do povo basco.
A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modo de vida. Ao invés de serem incorporados e suplantados por outra cultura, como a maioria dos povos que habitaram a Península Ibérica e a Europa. Outro ponto interessante é o apoio que a luta armada do grupo guerrilheiro ETA (Euzkadi Ta Askatana, que em vasconço significa “Pátria Basca e Liberdade”) tem da população basca.
  • A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único, igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.


  • A Segunda Guerra Mundial é um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).



  • Primeira Guerra Mundial -Vários problemas atingiam as nações europeias no começo do século XX, o século anterior tinha deixado várias feridas, difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África,  Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial, enquanto isso França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas, lembrando também que no inicio do século XX havia uma forte disputa comercial. entre os paises europeus. Mas o estopim dessa guerra foi o assassinato de  Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo, as investigações levaram a um jovem participantem de um grupo Sérvio chamado Mão-Negra, que era contra a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia. A guerra espalhhou-se pela Europa e por outras nações do mundo. Em  1917 ocorreu a entrada dos EUA e derrota da Tríplice Aliança ( Alemanha e Império Austro-Húngaro), isso causou a vitória da Entente e obrigou os perdedoros a assinarem  O Tratado de Versalhes.


POSIÇÃO GEOGRÁFICA

O continente europeu se localiza entre os 34º 51’ e os 71º 08’ de Latitude Norte e os  9º 32’ Oeste e 66º 12 de Longitude
É limitado a Norte pelo Oceano Glacial Ártico e a Sul pelo Mar Mediterrâneo, que o separa do continente africano.
Contudo, se formos pensar, a Europa geograficamente é uma grande península da Ásia, pois não há oceanos cercando ela por todos os lados, de um lado ela é "grudada'' com a Ásia. Porém sua economia, e outros fatores a tornam um continente.



VEGETAÇÃO

Podemos dividir a vegetação européia em basicamente em 5 categorias:

  • Tundra - é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo derrete e a tundra se desenvolve.
Imagem da vegetação tundra


  • Floresta Temperada- Uma característica deste tipo de vegetação é que as folhas das árvores caem com frequência e com isso nutrem o solo que se torna rico nutricionalmente. Porém a vegetação não é de um tipo só, as plantas componentes da floresta conífera variam desde coníferas à árvores de folhas     largas ou arbustos e até herbáceas
Floresta Temperada

  • Floresta Conífera- Os principais vegetais componentes são os pinheiros e abetos. Este tipo de floresta leva muito tempo para se desenvolver até o estágio adulto dos vegetais
Floresta Conífera

  • Estepe- esse tipo de vegetação é representado por plantas hebácias e gramíneas, é caracterizado por apresentar solos mais férteis. Esse tipo é mais encontrado na zona temperada continental da Europa. 
Vegetação estepe ou pradaria 

  • Vegetação Mediterrânea- Basicamente encontramos plantas arbóreas, arbustos e herbáceas.Entretanto qaundo se trata do sul europeu, podemos encontrar gupos da xerófilas.
Vegetação Mediterrânea

O mapa a seguir mostra onde aproximadamente está localizada cada vegetação na Europa:



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

HIDROGRAFIA

Os rios mais que passam por cidades importantes são por exemplo:
  • Rio Tejo- Lisboa
  • Tio Tâmisa- Londres
  • Rio Pó- Norte da Itália
  • Rio Sena- Paris
  • Rio Tibre- Roma
  • Rio Vístula-Varsóvia
O Rio Reno é o mais importante da Europeu, pois por ele transitam mercadorias, matérias-primas. Nasce nos Alpes Suíços e percorre um longo caminha até desembocar no Mar do Norte.

Imagem Rio Reno

O rio mais extenso da Europa é o Rio Volga. Nasce  no Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Mar Cáspio.
O Rio Danúbio é o ''internacional'' da Europa, pois atravessa vários países: Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz faz a fronteira entre a Romênia e a Ucrânia.


PROBLEMAS AMBIENTAIS EUROPA

A Europa tem um grande problema, falando de ecologia, que é principalmente a intensidade crescente da poluição. O número de automóveis está crescendo, e a intensa atividade industrial não auxilia na preservação. Porém não é só a poluição que prejudica o continente Europeu, há outros como:


  • · CHUVAS ÁCIDA- Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientas nos países industrializados. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.
  • · PERDA DA BIODIVERSIDADE- devido o desmatamento, com o objetivo das empresas de lucrar.
  • MUDANÇAS CLIMÁTICAS ALTERAÇÃO NO AR- O ozônio na troposfera, camada mais baixa da atmosfera, é produzido pelo homem como resultado da fumaça gerada por motores de combustão (veículos ou indústrias) e sua alta concentração pode causar doenças respiratórias como a asma

Notícia sobre o assunto:
Mudança do clima afetaria ar e pode elevar mortes na Europa, diz estudo



RELEVO

O relevo europeu é constituído basicamente por duas unidades de relevo, que são as planícies e os maciços antigos, ocupando especialmente o centro e o norte do continente. Existem também os dobramentos modernos que são compostos por áreas montanhosas, provenientes do pouco tempo de processo erosivo, portanto sofreu pouco desgaste, essa característica é comum desde o sul até a Península Ibérica.


A Europa é composta de um conjunto de penínsulas unidas. As maiores delas são a "terra firme" e a Escandinávia, no norte, divididas pelo mar Báltico. Três penínsulas menores (Ibérica, Itálica e Balcânica) despontam da margem sul do território no Mediterrâneo, separando o continente da África. No Leste, a terra firme se estende até os limites do continente com a Ásia, nos Urais. Se comparado aos outros continentes é um relevou um pouco acidentado.


CLIMA

Como o continente europeu se localiza na zona temperada da Terra, ele apresenta temperaturas mais amenas, podemos classifica em cinco principais tipos de clima:
·         Clima Mediterrâneo:
Tem este nome, pois a maioria de suas ocorrências é na região costeira ao Mar Mediterrâneo. O inverno tem temperaturas moderadas, e o verão é quente e seco. As chuvas são consideradas moderadas.
·         Clima Subpolar
Os verões são pouco quentes e curtos, os invernos longos e rigorosos, predomina próximo as regiões árticas.
·         Clima Temperado Oceânico
É formado por um elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno. Estão presentes verões frescos e invernos temperados.
·         Clima Temperado Continental.
Se define basicamente em verões quentes, curtos e com chuvas convectivas  e invernos frios, longos e secos. Ocorre no centro e leste da Europa.

·         Clima de Montanha
Ocorre especialmente em áreas de relevo de grandes altitudes, nessas áreas as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano. Os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.